Consumo excessivo de álcool eleva em 57% o risco de AVC e agrava consequências do derrame
Os pesquisadores analisaram padrões de hemorragias cerebrais em pacientes atendidos entre 2003 e 2019.
26/12/2025 08:34:52
Pessoas que consomem grandes quantidades de álcool por semana têm 57% mais risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e enfrentam consequências mais graves em comparação àquelas que ingerem pouca bebida alcoólica. A conclusão é de um estudo conduzido pelo hospital Mass General Brigham, nos Estados Unidos, e publicado em outubro na revista científica Neurology.
Os pesquisadores analisaram padrões de hemorragias cerebrais em pacientes atendidos entre 2003 e 2019. Ao todo, foram avaliadas cerca de 1,6 mil pessoas que sofreram AVC hemorrágico não relacionado a traumas ou acidentes. De acordo com o estudo, todos os pacientes passaram por exames de tomografia e ressonância magnética para medir o grau de comprometimento do cérebro após o evento.
Cerca de 7% dos participantes relataram consumir três ou mais doses de álcool por dia. Nesse grupo, as hemorragias cerebrais foram até 70% maiores, além de ocorrerem em idade mais precoce: a média foi de 64 anos, contra 75 anos entre aqueles que não tinham o hábito de beber em excesso. O estudo também identificou que mesmo o consumo de duas doses diárias já aumenta o risco de sangramentos em regiões profundas do cérebro.
fonte : Diario do nordeste