Ibiapaba FM 98,1 - Pela primeira vez, Ceará tem mais pessoas com carteira assinada do que titulares do Bolsa Família

Pela primeira vez, Ceará tem mais pessoas com carteira assinada do que titulares do Bolsa Família

Dados são do Ministério da Cidadania e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


22/12/2025 10:12:52

O Ceará atingiu, em 2025, um marco importante na geração de emprego formal. Pela primeira vez, o Estado tem mais vínculos trabalhistas formalizados do que titulares do programa de transferência de renda Bolsa Família (BF).

Enquanto o número de titulares do benefício no Estado soma 1.345.986, o de trabalhadores formais chega a 1.463.099, conforme dados do Ministério da Cidadania e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Para o levantamento, consideram-se apenas os titulares do benefício, excluindo dependentes como crianças e adolescentes, que não integram a população economicamente ativa. Atualmente, o programa atende cerca de 3,3 milhões de pessoas no Estado.

Para Vitor Hugo Miro, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), o aumento dos vínculos formais é ainda mais relevante, considerando que a geração de emprego é um gargalo da economia cearense, assim como nos demais estados nordestinos.

O especialista pondera, entretanto, que o número de beneficiários do Bolsa Família vem caindo ao longo de 2025 e não é possível estabelecer uma relação de causalidade entre esse movimento e o aumento de empregos CLT.

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59