Pela primeira vez, Ceará tem mais pessoas com carteira assinada do que titulares do Bolsa Família
Dados são do Ministério da Cidadania e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
22/12/2025 10:12:52
O Ceará atingiu, em 2025, um marco importante na geração de emprego formal. Pela primeira vez, o Estado tem mais vínculos trabalhistas formalizados do que titulares do programa de transferência de renda Bolsa Família (BF).
Enquanto o número de titulares do benefício no Estado soma 1.345.986, o de trabalhadores formais chega a 1.463.099, conforme dados do Ministério da Cidadania e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Para o levantamento, consideram-se apenas os titulares do benefício, excluindo dependentes como crianças e adolescentes, que não integram a população economicamente ativa. Atualmente, o programa atende cerca de 3,3 milhões de pessoas no Estado.
Para Vitor Hugo Miro, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), o aumento dos vínculos formais é ainda mais relevante, considerando que a geração de emprego é um gargalo da economia cearense, assim como nos demais estados nordestinos.
O especialista pondera, entretanto, que o número de beneficiários do Bolsa Família vem caindo ao longo de 2025 e não é possível estabelecer uma relação de causalidade entre esse movimento e o aumento de empregos CLT.