Ibiapaba FM 98,1 - Governo do Ceará lança 5,3 mil vagas para habilitações gratuitas

Governo do Ceará lança 5,3 mil vagas para habilitações gratuitas

Portanto, é mais uma política do Governo do Estado no sentido de construir um Ceará mais igualitário.”


12/11/2025 09:20:51

O Governo do Ceará lançou, nesta terça-feira (11), a primeira edição do Programa ABCDetran, que oferecerá 4,8 mil habilitações gratuitas para pessoas que não alfabetizadas. Também foi anunciado 550 vagas para o acesso a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltada às mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva concedida nos últimos 12 meses. Ao todo, serão 5,3 mil habilitações. As inscrições já podem ser realizadas no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE)

São 4,8 mil habilitações gratuitas do ABCDetran nas categorias B (carros) e A (motocicletas), com o diferencial de que os beneficiários desta última categoria receberão um capacete, de acordo com anúncio feito pelo governador Elmano de Freitas nas redes sociais.

Sobre o público do ABCDetran, o chefe do Executivo informou que foi criada uma metodologia pelo Detran-CE, que amplia as chances de aprovação no processo. Durante a fase de teste, sete em cada dez pessoas foram aprovadas.

O superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho, destacou que a iniciativa representa a inclusão de públicos vulneráveis, na busca pela construção de um Ceará mais igualitário. “A carteira de habilitação é uma oportunidade de profissionalização, autonomia financeira e de libertação do ciclo de violência ao qual essas mulheres estão submetidas. Portanto, é mais uma política do Governo do Estado no sentido de construir um Ceará mais igualitário.”

As inscrições já podem ser feitas por meio do site oficial do Detran-CE. A recomendação é que os candidatos do ABCDetran peçam o auxílio de um familiar para realizar o cadastro. Após essa etapa, os alunos passarão por uma capacitação com conteúdos de letramento e educação no trânsito, oferecida de forma digital, com acompanhamento de monitores e carga horária total de 81 horas/aula, antes da realização da prova teórica.

fonte : diario do nordeste

NO AR Voz do Brasil
- 19:00 às 20:00