UFC regulamenta uso de inteligência artificial e torna obrigatória verificação de similaridade
Essa medida será obrigatória para todos os programas de pós-graduação stricto sensu da universidade.
13/10/2025 08:33:29
A Universidade Federal do Ceará (UFC) passou a adotar novas regras para o uso de inteligência artificial (IA) na produção acadêmica da pós-graduação. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) publicou, em 8 de outubro, a Portaria nº 36/2025, que estabelece diretrizes sobre o uso responsável dessas ferramentas e torna obrigatória a verificação de similaridade em dissertações e teses.
Em vigor desde 30 de setembro, a portaria determina que todas as pesquisas e trabalhos finais de mestrado e doutorado deverão ser submetidos a uma ferramenta de detecção de similaridade, como o Turnitin — sistema já disponível para docentes da universidade desde março. O objetivo é reforçar o compromisso da UFC com a integridade acadêmica, prevenir plágio e garantir que os conteúdos apresentados sejam originais.
A partir de agora, para agendar a defesa de dissertações e teses pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), o aluno deverá anexar o relatório de verificação de similaridade, assinado pelo orientador. Essa medida será obrigatória para todos os programas de pós-graduação stricto sensu da universidade.
fonte: g1
foto : reproduçao