Anvisa aciona órgãos internacionais para importar antídoto do metanol para o Brasil
Atualmente, o medicamento não possui registro sanitário no Brasil, o que torna necessária a busca por fornecedores em outros países.
03/10/2025 10:06:17
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou autoridades reguladoras internacionais para viabilizar a importação ao Brasil do medicamento fomepizol, considerado o principal antídoto em casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. A iniciativa tem caráter emergencial diante do aumento dos casos suspeitos da intoxicação e da ausência do antídoto no mercado nacional.
O fomepizol age bloqueando a transformação do metanol em metabólitos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que são responsáveis por danos graves ao sistema nervoso e ao fígado. Atualmente, o medicamento não possui registro sanitário no Brasil, o que torna necessária a busca por fornecedores em outros países.
Para acelerar o processo, a Anvisa publicou um Edital de Chamamento Internacional 17/2025, convidando fabricantes e distribuidores a informar disponibilidade imediata para fornecimento ao Ministério da Saúde. Entre as autoridades internacionais consultadas pela Anvisa estão agências reguladoras da União Europeia (EMA), Estados Unidos (FDA), Canadá (Health Canada), Argentina (ANMAT), Reino Unido (MHRA), México (COFEPRIS), Japão, China, Suíça e Austrália.