Deputada federam Luizianne Lins está entre os dez Brasileiro detidos na Flotilha de ajuda a Gaza
A Anistia Internacional classificou a ação como ilegal, afirmando que o direito internacional não autoriza ataques a embarcações em águas internacionais.
02/10/2025 09:19:34
Pelo menos dez brasileiros e um argentino residente no Brasil estão entre os detidos pela Marinha de Israel após a interceptação da Flotilha Global Sumud, nesta quarta-feira (1º). O grupo fazia parte de uma missão humanitária que reunia cerca de 50 embarcações com destino à Faixa de Gaza, levando alimentos, água potável, medicamentos e brinquedos em protesto pacífico contra o bloqueio israelense. Entre os capturados está a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), além de outros ativistas brasileiros. Até as 20h30, mais de 170 pessoas já haviam sido presas, incluindo a ambientalista Greta Thunberg.
Na lista de brasileiros detidos estão: Ariadne Catarina Cardoso Teles; Magno de Carvalho Costa; Luizianne de Oliveira Lins; Gabrielle da Silva Tolotti; Bruno Sperb Rocha; Mariana Conti Takahashi; Thiago de Ávila e Silva Oliveira; Lucas Farias Gusmão; Mohamad Sami El Kadri; Lisiane Proença Severo. Também foi capturado Nicolas Calabrese, argentino com cidadania italiana residente no Brasil. A Anistia Internacional classificou a ação como ilegal, afirmando que o direito internacional não autoriza ataques a embarcações em águas internacionais. No Brasil, familiares e apoiadores dos ativistas realizaram vigília em São Paulo pedindo apoio do governo e o rompimento de relações comerciais com Israel.
fonte : Diariodonordeste