Motoristas manipulam Uber com falsas chamadas para aumentar preços das corridas no Ceará
Com outros celulares, eles utilizam o aplicativo como passageiros e pedem corridas ao mesmo tempo.
16/08/2025 09:00:45
Em alguns pontos da Região Metropolitana de Fortaleza, uma cena tem se repetido e chamado atenção em horários próximos do meio-dia e do fim da tarde. São dezenas de motociclistas e carros parados em postos de gasolina ou ruas escolhidas. Cadastrados na plataforma Uber, eles agem de forma coordenada para gerar uma tarifa dinâmica na região.
Com outros celulares, eles utilizam o aplicativo como passageiros e pedem corridas ao mesmo tempo. Isso gera mais perfis solicitando corridas no mesmo local, fazendo com que a plataforma automaticamente eleve os preços naquele horário.
Motoristas que não fazem parte da fraude e que se sentem prejudicados denunciaram o funcionamento destes grupos, solicitando ao g1 que a identidade deles seja preservada por medo de represálias.
Os denunciantes relatam que a prática foi observada, nos últimos meses, em municípios como Itaitinga, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Caucaia, Eusébio e Aquiraz, além de bairros mais periféricos de Fortaleza, como o Siqueira.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, a Polícia Civil investiga uma denúncia sobre grupos de motoristas por aplicativo que estariam solicitando corridas e, em seguida, cancelando para aumentar o preço do serviço.
As investigações em andamento contam com informações da Coordenadoria de Inteligência (Coin).
Em resposta, a Uber afirmou que está em contato e à disposição das autoridades responsáveis e que a manipulação do funcionamento normal da plataforma pode levar ao banimento das contas envolvidas
fonte :tv ibiapaba