Ibiapaba FM 98,1 - Ceará registra quatro municípios com umidade do ar abaixo do recomendado à saúde

Ceará registra quatro municípios com umidade do ar abaixo do recomendado à saúde

Além disso, o ar com baixa umidade causa ressecamento da pele, tornando-a propensa a descamações, coceiras e até eczemas.


14/08/2025 09:15:55

O estado do Ceará registrou nesta quarta-feira (13) ao menos quatro municípios com níveis de umidade relativa do ar abaixo de 30%, nível considerado como um alerta para a saúde dos moradores, segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O levantamento é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme).
No final da tarde, às 16h desta quarta, a Fundação registrou três cidades com níveis preocupantes: Aiuaba, com 29,5% de umidade relativa; Iguatu, com 28,9%; e Crateús, com 26%. Às 17h, o menor nível do dia foi registrado no município de Morada Nova, atingindo 21% de umidade relativa do ar.
O ar seco provoca ressecamento e irritação das mucosas respiratórias, dificultando a proteção natural contra agentes infecciosos. Isso eleva o risco de infecções respiratórias como gripes, resfriados, bronquite e sinusite, além de agravar quadros de asma e rinite alérgica. O mecanismo envolve a evaporação acelerada da camada de muco que reveste as vias aéreas, reduzindo a capacidade de filtrar poeiras, vírus e bactérias, além de causar desconfortos como tosse, irritação na garganta, nariz ressecado e até sangramento nasal.

Além disso, o ar com baixa umidade causa ressecamento da pele, tornando-a propensa a descamações, coceiras e até eczemas. Os olhos também são bastante afetados, ficando secos, irritados e sensíveis, o que pode prejudicar a visão e causar sensação constante de corpo estranho ou vermelhidão.

fonte : gcmais

NO AR Top Hits
Pedro Alisson - 08:00 às 11:00