Ibiapaba FM 98,1 - Médicos comiam fora para poupar alimentação para os pacientes durante crise no IJF, diz secretária

Médicos comiam fora para poupar alimentação para os pacientes durante crise no IJF, diz secretária

"O IJF passava um momento extremamente delicado naquela época, faltando inclusive comida tanto para os pacientes como para o corpo clínico.


01/08/2025 09:21:36

Médicos do maior hospital municipal de Fortaleza, o Instituto Dr. José Frota (IJF), comiam fora do hospital a fim de poupar alimentação para os pacientes internados, diante da crise profunda entre o fim de 2024 e início de 2025, noticiada pelo Diário do Nordeste. A informação foi recobrada pela médica Riane Azevedo, secretária municipal de Saúde (SMS), que à época era superintendente do IJF.

A declaração foi dada durante o evento de inauguração de 66 leitos de assistência do IJF, na manhã desta quinta-feira (31). O evento contou ainda com a presença do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales; do governador do Estado, Elmano de Freitas; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e de outras autoridades.

"O IJF passava um momento extremamente delicado naquela época, faltando inclusive comida tanto para os pacientes como para o corpo clínico. Nós, quando assumimos aqui, pedimos ao corpo clínico, aos nossos coordenadores, que pudessem nos ajudar. A gente comia fora daqui para poupar a comida para os nossos pacientes", relembra Riane, ressaltando que o cenário mudou.

"Hoje a realidade que nós temos é uma alegria nos corredores, as pessoas realmente agradecendo pela mudança que nós tivemos na alimentação, o aporte financeiro que nós recebemos do governador (Elmano) e do Governo Federal, e o apoio da secretária (estadual da Saúde) Tânia", destacou a titular da SMS.

A falta de alimentação para pacientes e acompanhantes se somou à ausência de medicamentos e insumos básicos durante a crise aguda enfrentada pela unidade de saúde nos meses finais de 2024. À época, o Diário do Nordeste expôs ainda a sobrecarga e o adoecimento dos profissionais do IJF devido ao déficit de pessoal.

fonte e foto : diariodonordeste

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59