Ibiapaba FM 98,1 - Tarifaço de Trump trava exportação de mel no Ceará e eleva pressão sobre o agro

Tarifaço de Trump trava exportação de mel no Ceará e eleva pressão sobre o agro

A apicultura cearense é a quinta maior fonte de mel para os Estados Unidos entre os estados brasileiros.


15/07/2025 10:10:42

O mercado de mel no Brasil já sente os impactos da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros anunciada pelo presidente Donald Trump. Entre os apicultores cearenses, há um clima de incerteza, pois a semana do setor começou com a interrupção temporária do envio de 95 toneladas de mel orgânico armazenado em contêineres no Porto do Pecém e destinado à exportação para os Estados Unidos.
O segmento exporta boa parte da produção para os EUA. Só o Ceará enviou 1,3 mil toneladas de mel natural ao país no primeiro semestre de 2025, o equivalente a US$ 4,4 milhões, cerca de R$ 24 milhões, segundo dados do Comex Stat, plataforma do Ministério da Indústria, Comércio e Relações Exteriores.

A apicultura cearense é a quinta maior fonte de mel para os Estados Unidos entre os estados brasileiros.
O produtor Jeovam Cavalcante, representante do Ceará na Câmara Setorial do Ministério da Agricultura, destaca que 90% da produção cearense é voltada para exportação.

“Duas grandes empresas compram dos produtores rurais e exportam, uma empresa do Paraná e a cooperativa do Piauí [Casa Apis]. Eles compram cerca de 80% do mel cearense, beneficiam e exportam aos Estados Unidos”. 
Mesmo que só entre em vigor em agosto, compradores norte-americanos já estão recuando de negociações previstas. A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) teve em embarque de 95 toneladas de mel orgânico que estavam no Porto do Pecém temporariamente suspenso.

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 00:00 às 05:00