Ibiapaba FM 98,1 - Tarifaço de Trump trava exportação de mel no Ceará e eleva pressão sobre o agro

Tarifaço de Trump trava exportação de mel no Ceará e eleva pressão sobre o agro

A apicultura cearense é a quinta maior fonte de mel para os Estados Unidos entre os estados brasileiros.


15/07/2025 10:10:42

O mercado de mel no Brasil já sente os impactos da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros anunciada pelo presidente Donald Trump. Entre os apicultores cearenses, há um clima de incerteza, pois a semana do setor começou com a interrupção temporária do envio de 95 toneladas de mel orgânico armazenado em contêineres no Porto do Pecém e destinado à exportação para os Estados Unidos.
O segmento exporta boa parte da produção para os EUA. Só o Ceará enviou 1,3 mil toneladas de mel natural ao país no primeiro semestre de 2025, o equivalente a US$ 4,4 milhões, cerca de R$ 24 milhões, segundo dados do Comex Stat, plataforma do Ministério da Indústria, Comércio e Relações Exteriores.

A apicultura cearense é a quinta maior fonte de mel para os Estados Unidos entre os estados brasileiros.
O produtor Jeovam Cavalcante, representante do Ceará na Câmara Setorial do Ministério da Agricultura, destaca que 90% da produção cearense é voltada para exportação.

“Duas grandes empresas compram dos produtores rurais e exportam, uma empresa do Paraná e a cooperativa do Piauí [Casa Apis]. Eles compram cerca de 80% do mel cearense, beneficiam e exportam aos Estados Unidos”. 
Mesmo que só entre em vigor em agosto, compradores norte-americanos já estão recuando de negociações previstas. A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) teve em embarque de 95 toneladas de mel orgânico que estavam no Porto do Pecém temporariamente suspenso.

NO AR Programação Ibiapaba
- 13:00 às 15:00