Ibiapaba FM 98,1 - Nova variante do coronavírus, XFG é identificada pela primeira vez no Ceará

Nova variante do coronavírus, XFG é identificada pela primeira vez no Ceará

“Ela é uma variante de preocupação porque consegue escapar temporariamente do nosso sistema imunológico. Mas não produz internação, por exemplo.


03/07/2025 08:22:39

Sete testes de Covid coletados em Fortaleza identificaram, pela primeira vez, a presença de uma nova variante do coronavírus circulando no Ceará: a XFG. As amostras são do período entre 14 de fevereiro e 4 de junho deste ano, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

O Ceará é o primeiro do Nordeste a identificar casos de Covid causados pela XFG. Há ainda amostras compatíveis no estado de São Paulo. A variante já circula mundialmente pelo menos desde janeiro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antonio Silva Lima Neto, o dr. Tanta, secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, explica que todos os casos tiveram sintomas brandos, como uma síndrome gripal, e reforça a importância de atualizar a vacinação: a nova variante é prevenível pelos imunizantes que já existem.

“Ela é uma variante de preocupação porque consegue escapar temporariamente do nosso sistema imunológico. Mas não produz internação, por exemplo. O Ceará tem mais de 90% da população com duas doses da vacina, não existe uma variante capaz de produzir um impacto assistencial”, tranquiliza o epidemiologista.

A XFG é uma subvariante recombinante, o que significa que se originou de duas linhagens do coronavírus, a LF.7 e LP.8.1.2. Ela é oriunda da Ômicron, como explica o secretário. De acordo com a Sesa, 15 testes positivos para Covid foram selecionados para sequenciamento genético pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59