Vacina quadrivalente contra meningite passa a ser ofertada para crianças a partir de 1 ano
A partir desta terça-feira (1º), a vacina meningocócica ACWY passa a ser ofertada para todas as crianças a partir de um ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
02/07/2025 08:55:52
A partir desta terça-feira (1º), a vacina meningocócica ACWY passa a ser ofertada para todas as crianças a partir de um ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança ampliou a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria que causa a meningite.
Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço quando o bebê completa 12 meses. Porém, com a atualização, este reforço será feito com a vacina quadrivalente ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.
"A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano. Isso reforça o compromisso do Ministério com a proteção da população e o enfrentamento da doença", justificou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A mudança, porém, não exige a revacinação de crianças que já receberam o reforço anterior com a meningocócica C. Elas seguirão o calendário vigente e receberão novos reforços do imunizante conforme a faixa etária e as recomendações futuras.
Segundo a Secretaria da Saúde de Fortaleza (SMS), dados do Sistema de Informações do Fastmedic apontam que, até março deste ano, 6,6 mil crianças foram vacinadas contra a doença, o correspondente a 87,6% do público-alvo.