pescadores encontram espécie rara de tubarão-anjo no litoral cearense
Ele conta que o animal foi solto no mar logo depois.
02/07/2025 08:39:06
Um grupo de pescadores de Fortaleza capturou no último domingo (29) um exemplar de tubarão-anjo no litoral da capital cearense. O avistamento é considerado raro, já que o primeiro registro de um animal desse tipo no Ceará ocorreu apenas em 2024.
Conforme o pescador José Cláudio contou ao g1, ele e os companheiros estavam no mar há seis dias, pescando a cerca de 64 quilômetros da costa de Fortaleza, quando o animal ficou preso pela nadadeira a um anzol. Ele conta que o animal foi solto no mar logo depois.
"Por incrível que pareça, arriei uma linha, fui puxar e vi essa espécie que nós nunca tínhamos visto. Eu trabalho no mar há mais de 30 anos, eu nunca vi ele, nunca", disse. "Ninguém matou, não. Tiramos só o anzol e decidimos soltar. Aí, antes de soltar, eu fiz a filmagem, bati a foto, filmei para mostrar aqui"
Quando voltou à terra, José Cláudio mostrou as imagens a biólogos e soube que o animal era um tubarão-anjo, também chamado de cação-anjo. Os tubarões-anjo são animais do gênero Squatina. Existem cerca de 24 espécies do gênero no mundo. No Brasil, há registro de pelo menos quatro espécies: Squatina varii, Squatina argentina, Squatina oculta e Squatina guggenheim.
Os tubarões dessa família se adaptaram às águas profundas e possuem formato achatado, que lembra as raias. Eles costumam ficar parados no fundo do mar, totalmente encobertos para capturar as presas quando elas passam por ele.