Mais de 1,2 mil pessoas relatam reações ao usar creme dental da Colgate; venda segue proibida
Os novos dados foram obtidos pelo portal g1 e divulgados nesse domingo (22).
24/06/2025 10:09:43
O número de pessoas que relataram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reações adversas após o uso do creme dental Colgate Total Clean Mint cresceu, atingindo 1,2 mil usuários no fim de maio. Quando teve a venda suspensa, no início deste ano, a pasta acumulava somente 13 reclamações no órgão.
As notificações de efeitos indesejáveis começaram a surgir quando o produto trocou de composição, em julho de 2024. Os novos dados foram obtidos pelo portal g1 e divulgados nesse domingo (22).
A comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint foi suspensa em 27 de março, após usuários relatarem sintomas como lesões bucais, sensações dolorosas, queimação/ardência, inflamação gengival e edema labial, após o uso.
Na época, a empresa recorreu e, três dias depois, conseguiu suspender temporariamente a decisão da Anvisa e retomou a permissão para a venda da pasta. Porém, em 30 de abril, a Anvisa voltou a proibir cautelarmente a venda do creme dental. E essa restrição segue em vigor.