Estado desenvolve observatório que cruza dados sociais e criminais para prevenir novos crimes no CE
"É importante que eles tenham também o dado de uma forma mais dinâmica.
28/04/2025 08:41:19
Qual a relação da criminalidade com o ambiente social? Há uma relação entre os homicídios e os roubos com índices de educação, trabalho e saúde? São essas e outras perguntas que o Estado do Ceará quer responder, com o cruzamento de dados criminais e sociais, em um painel dinâmico desenvolvido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e entregue ao Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio).
O Painel, nomeado de Observatório de Prevenção à Violência, começou a ser utilizado de forma experimental, neste mês de abril. O acesso será voltado ao público interno do PReVio - ao contrário de outros painéis desenvolvidos pela Supesp, que são divulgados publicamente no site da Superintendência, como homicídios, violência contra a mulher, apreensão de armas de fogo e drogas, entre outros.
O superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, explica que, "antes, a gente fazia análises, o diagnóstico, e entregava para o PReVio. Porém, era algo estático. E daqui a 2 ou 3 meses, o ambiente de crise da segurança pública vai mudando".
Com o Painel Dinâmico, o PReVio e os seus órgãos parceiros terão atualizações frequentes dos dados criminais, cruzados com dados sociais. "É importante que eles tenham também o dado de uma forma mais dinâmica. Todos os dados são tratados e acompanhados aqui na Supesp, e a gente entrega para o PReVio, que tem a necessidade de acompanhar jovens e outros grupos vulneráveis", acrescenta Nabupolasar.