Ibiapaba FM 98,1 - Maiores desafios da educação são ‘precariedade das escolas e inclusão’, diz secretário de Fortaleza

Maiores desafios da educação são ‘precariedade das escolas e inclusão’, diz secretário de Fortaleza

Uma cidade com 235 mil alunos distribuídos em 617 escolas públicas da rede municipal.


25/04/2025 08:57:35

Uma cidade com 235 mil alunos distribuídos em 617 escolas públicas da rede municipal. Crianças que vão da educação infantil (0 a 5 anos) até os anos finais do fundamental. Um contingente significativo com demandas diversas no campo educacional. Sob o comando dessa área, há quase 4 meses, o secretário Idilvan Alencar (PDT), um deputado federal com base na educação e que já ocupou o mesmo cargo no Governo do Estado, quando esteve à frente da Secretaria Estadual de Educação entre 2016 e 2018. 

Passados quase 115 dias que Idilvan chegou à Secretaria Municipal de Educação (SME), a lista de providências a serem tomadas é grande, relata o gestor, que formado em Engenharia Civil, tem atuado politicamente na área da educação, sendo um dos parlamentares do Ceará influentes nesse campo no Congresso Nacional.  

Em entrevista ao Diário do Nordeste, na sede da SME, na última semana, Idilvan falou sobre aquilo que mais desafia a gestão na educação e elencou pontos como mais preocupantes: a condição física do parque escolar de Fortaleza e a garantia da educação inclusiva de qualidade, visto que, segundo ele, quase 10% do total de alunos da rede municipal é público da educação especial.  

Na ocasião, o secretário abordou diversos temas que vão de aspectos mais técnicos, como o financiamento da educação em Fortaleza - e o fato de a Capital ter perdido R$ 80 milhões este ano - aos polêmicos, como a suposta redução da quantidade da alimentação escolar, acusação que circulou nas redes sociais no último mês. 

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59