Justiça Eleitoral cassa vereadores e anula votos do Mobiliza, PL e PSDB por fraude à cota de gênero
De acordo com a acusação, os três partidos teriam apresentado candidaturas fictícias de mulheres.
12/04/2025 08:23:22
Os vereadores Badú (Mobiliza), Boaz das Rotatórias (PL) e Lukão (PSDB), de Juazeiro do Norte, no Cariri, tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Nas três decisões, emitidas na última quinta-feira (10), o juiz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, determinou ainda a invalidação das candidaturas e dos votos recebidos por todos os integrantes dos três partidos nas eleições proporcionais.
O magistrado considerou que houve fraude à cota de gênero nas chapas das três siglas, o que teria beneficiado os parlamentares eleitos. Os vereadores ainda podem recorrer da decisão — e anunciaram que irão buscar outras instâncias para rever a decisão. As três ações de impugnação foram apresentadas pelo PSB, que aponta a ilegalidade.
De acordo com a acusação, os três partidos teriam apresentado candidaturas fictícias de mulheres. Nos autos, foram apontados indícios como a baixa votação das candidatas, valores inexpressivos na prestação de contas, escassez de campanhas nas ruas ou em redes sociais e depoimento de testemunhas.