Ibiapaba FM 98,1 - Casos de trombose crescem entre jovens e acendem alerta sobre prevenção precoce, alerta especialista

Casos de trombose crescem entre jovens e acendem alerta sobre prevenção precoce, alerta especialista

A população mais jovem precisa compreender que a prevenção começa antes da doença


09/04/2025 08:46:34

Embora tradicionalmente associada a pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, a trombose vem sendo diagnosticada com mais frequência entre jovens adultos e até adolescentes, incluindo pessoas saudáveis e sem histórico clínico. O alerta é do cirurgião vascular Dr. Fabio Rossi, membro da Comissão de Síndromes Venosas Obstrutivas e Congestão Pélvica da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP). “A população mais jovem precisa compreender que a prevenção começa antes da doença

A trombose é uma condição séria provocada pela formação de coágulos sanguíneos (trombos) em veias ou artérias, dificultando ou bloqueando o fluxo normal do sangue. Quando esses coágulos atingem órgãos vitais, como os pulmões, podem causar embolia pulmonar, um quadro grave com risco de morte súbita. Muitas vezes, a doença avança sem sintomas aparentes, dificultando o diagnóstico precoce — o que torna a detecção antecipada essencial.

O tipo mais recorrente é o Tromboembolismo Venoso (TEV), que inclui a Trombose Venosa Profunda (TVP) e a Embolia Pulmonar. A TVP ocorre geralmente nas veias profundas das pernas, e quando o trombo está próximo à virilha, o risco de que ele atinja os pulmões aumenta, podendo causar arritmia, parada cardiorrespiratória e até óbito. Já a trombose do sistema venoso superficial, mais comum após medicação endovenosa, é menos grave, mas também requer atenção, especialmente quando envolve as pernas, por poder indicar doenças subjacentes como varizes.

NO AR Forrozão da 98,1
- 16:00 às 18:00