Ibiapaba FM 101,5 - Professores de 70 cidades do Ceará conquistam reajuste salarial

Professores de 70 cidades do Ceará conquistam reajuste salarial

O maior reajuste salarial, de 14,62%, foi verificado em Deputado Irapuã Pinheiro.


25/04/2024 10:15:35

De acordo com o primeiro levantamento de 2024 da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) sobre o reajuste salarial do magistério neste ano, 70 cidades cearenses já anunciaram o aumento dos salários dos professores.

Em 70 municípios, a reposição nas remunerações foi extensiva ao conjunto dos profissionais que formam o magistério municipal. O maior reajuste salarial, de 14,62%, foi verificado em Deputado Irapuan Pinheiro. 

Ao todo, 24 municípios aplicaram o reajuste equivalente ou acima de 4,62%, valor correspondente à inflação de 2023. São eles: Amontada, Aquiraz, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Caririaçu, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Guaiúba, Horizonte, Ibiapina, Iguatu, Jaguaribe, Madalena, Maracanaú, Mulungu, Pacujá, Paramoti, Poranga, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte e Varjota.

Na absoluta maioria das localidades, o percentual implantado foi igual ou superior a 3,62%, correção que é calculada com base no crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores, conforme coloca a Lei Federal Nº 11.738/08, do Piso Nacional do Magistério. 

O crescimento salarial dos profissionais da educação básica é uma das principais pautas da Campanha Salarial 2024 do ramo dos servidores municipais, quando sindicatos filiados à Fetamce em todo o estado levam as demandas da categoria para as mesas de negociação com as prefeituras.

Segundo Enedina Soares, presidenta da Federação, a quantidade de municípios que aplicou o reajuste ainda é baixa. “Apesar de estarmos em ano eleitoral, o que poderia ser um incentivo ao pagamento, verificamos que muitas gestões municipais ainda não aplicaram a atualização do valor mínimo que garante a valorização desses profissionais e, por consequência, a melhora da educação no Ceará”, enfatiza.

A presidenta chama atenção, por fim, que a reposição remuneratória da categoria seja incorporada de forma integral, ou seja, no salário-base de todos os professores, de todos os níveis, indistintamente. “O reajuste aplicado somente na referência inicial, para chegar aos R$ 4.580,57 mínimos deste ano, achata as carreiras e nivela todos por baixo”, finaliza Enedina.

NO AR Voz da Libertação
- 18:00 às 19:00