Ibiapaba FM 101,5 - Cultura Ceará: municípios receberão vans adaptadas para programação cultural

Cultura Ceará: municípios receberão vans adaptadas para programação cultural

Já a segunda rota fará Sertão de Crateús e Sertão de Sobral e circulará pelos municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Pacujá, Mucambo e Cariré.


13/04/2024 09:19:01

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) aprovou, junto ao Ministério da Cultura (MinC), dois projetos (rotas) de MovCEU — iniciativa que integra o programa “Territórios da Cultura”. Trata-se de vans adaptadas para programação cultural que circulará em municípios cearenses com menos de 20 mil habitantes. De acordo com o MinC, a previsão para a entrega dos veículos é ainda em 2024.

Os veículos têm a capacidade de se transformarem em equipamentos culturais, como bibliotecas, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações diversas, entre outras possibilidades de uso cultural.

Duas rotas receberão o projeto. A primeira fará a região “Sertão de Canindé, Sertão Central e Maciço de Baturité”. Todos os meses, o MovCEU circulará pelos municípios de Madalena, Choró, Itapiúna, Capistrano, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Palmácia.

Já a segunda rota fará Sertão de Crateús e Sertão de Sobral e circulará pelos municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Pacujá, Mucambo e Cariré.

“As rotas criadas e aprovadas pela Secult Ceará possibilitam o intercâmbio cultural entre os municípios que serão contemplados. Por se tratar de veículos móveis, há a possibilidade de circulação em diferentes bairros e comunidades dessas localidades, ampliando o acesso dos cearenses a atividades de formação, fruição e produção cultural.

Além disso, o projeto se conecta com outras políticas da Secretaria, como pontos de cultura, mestres e mestras da Cultura, escolas livres e territórios quilombolas, indígenas e assentamentos”, afirma o chefe de gabinete da Secult Ceará, Viana Júnior.

 

NO AR Forrozão da 101
- 16:00 às 18:00