Ibiapaba FM 101,5 - Governo destrói infraestrutura ligada ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Governo destrói infraestrutura ligada ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fiscalizou 121 aeronaves, com duas apreensões.


13/04/2024 08:28:58

O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira (12) que identificou 180 pistas de pouso clandestinas e destruiu quatro aeronaves ligadas ao garimpo ilegal por transporte aéreo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

 Além disso, foram destruídos 200 motores, 36 geradores de energia e 49 acampamentos que integravam a infraestrutura utilizada por garimpeiros ilegais. O cerco aos garimpeiros ilegais foi iniciado em 4 de março e intensificado com esta megaoperação em conjunto com as Forças Armadas, que já envolve uma equipe de 343 pessoas, a maior parte de militares.

Foram inutilizados 38,4 mil litros de óleo diesel e 6,6 mil litros de gasolina de aviação, combustíveis que seriam usados pelo garimpo ilegal, segundo levantamento da operação Catrimani II, das Forças Armadas, com a coordenação da Casa de Governo, em Boa Vista (RR). “A peça-chave é o combate à logística arquitetada pelos criminosos para acessarem as riquezas da maior terra indígena do Brasil, situada na Amazônia”, informou nota da operação.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) realizou a fiscalização de nove pontos de abastecimento e 15 postos revendedores de combustíveis, aplicando 19 autos de infração, três autos de interdição e 26 notificações.

O piloto de um helicóptero destruído pelo Exército foi preso e a Justiça Federal manteve a prisão. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fiscalizou 121 aeronaves, com duas apreensões.

A outra forma possível de se acessar o território é por meio fluvial, que despende muito mais horas de trajeto. Desta forma, foram destruídas 12 balsas e a apreendidas outras três.

De acordo com o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, responsável pela articulação dos órgãos federais envolvidos, os resultados alcançados em 2024 mostram um trabalho articulado, planejado e coordenado.

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59