Ibiapaba FM 101,5 - Governo estuda reajuste de 19% para servidores públicos; técnicos terão reestruturação

Governo estuda reajuste de 19% para servidores públicos; técnicos terão reestruturação

No primeiro caso, a tabela já estaria alinhada, com poucas decisões sobre estrutura.


12/04/2024 08:41:47

Em meio a um cenário de greves em Universidades Federais pelo Brasil, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck afirmou que o Governo está estudando reajustes. Segundo a titular, a revisão será de 19% até 2026 para os servidores públicos federais. No caso dos técnicos, que encabeçaram a paralisação, a tendência é de uma reestruturação da categoria.

A proposta geral consiste nos 9%, já reajustados pelo Governo Federal, somados a 4,5% em 2025 e mais 4,5% em 2026. O total deverá consistir em pouco mais de 19% devido ao acúmulo nos reajustes.

No caso da área da educação, a ministra explica que existem situações diferentes entre as categorias que estão de greve: os professores federais e os servidores técnico-administrativo em educação (TAE). No primeiro caso, a tabela já estaria alinhada, com poucas decisões sobre estrutura.

O foco seria um reajuste, mantendo a tabela.Já com os técnicos, o cenário é mais complexo. Segundo a ministra, a categoria precisa de uma “reestruturação muito forte”. Para lidar com isso, o Ministério da Educação montou um grupo com as representações dos TAEs, que apresentou uma proposta.

Além de uma recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, dependendo da categoria, os servidores citaram a reestruturação. Pediram a revogação de “todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro”; bem como a recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59