Ibiapaba FM 101,5 - CGD instaura conselho para apurar suposta corrupção de oficiais da PM em batalhão ambiental no Ceará

CGD instaura conselho para apurar suposta corrupção de oficiais da PM em batalhão ambiental no Ceará

Inclusive, uma condução coercitiva para uma das testemunhas foi definida.


10/04/2024 09:30:33

Dois oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) se tornaram alvo de um Conselho de Justificação, da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, que vai apurar supostas condutas criminosas deles enquanto atuavam no Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA). Eles são acusados concussão (exigir vantagem indevida) e corrupção passiva durante operações. 

A medida foi anunciada em portaria da CGD publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 5 de abril. A investigação, que também é criminal, começou em 2019 com a Operação Espanta Raposa, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Atualmente, um total de nove PMs são réus na Vara da Auditoria Militar do Ceará, e o processo se encontra em fase de instrução, com oitiva de testemunhas. 

No dia 26 de janeiro, foi marcada uma audiência, mas as testemunhas de acusação não compareceram. O MPCE insistiu que elas fossem ouvidas, e o juiz encerrou o momento para que as pessoas fossem intimadas. Inclusive, uma condução coercitiva para uma das testemunhas foi definida.

Tenente-coronel Paulo de Tasso Marques

Major Francisco Marcelo Nântua Beserra 
A defesa do major informou que não houve a citação formal e que só se posicionará após "ter conhecimento do pleno teor do procedimento". O Diário do Nordeste não localizou a defesa do tenente-coronel Paulo de Tasso

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59