Ibiapaba FM 101,5 - Ministério da Saúde exonera diretora de departamento de Saúde Indígena chefiado por cearense

Ministério da Saúde exonera diretora de departamento de Saúde Indígena chefiado por cearense

Outra fonte ligada ao departamento da diretora alegou “surpresa” com a exoneração.


28/03/2024 09:04:05

A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde exonerou, na terça-feira (26), a diretora do Departamento de Atenção Primária da Saúde Indígena, Carmem Pankararu. No mesmo dia, a gestora cumpria agenda oficial da pasta comandada pelo cearense Weibe Tapeba (PT). A demissão foi confirmada por meio do Diário Oficial da União (DOU) e, segundo o órgão, “já estava prevista".

Em contato com a reportagem

, uma fonte da secretaria confirmou que Carmem cumpria agenda em Santarém, no Pará, no dia da divulgação do desligamento. Ela havia viajado para a região Norte na noite da segunda-feira (25). Outra fonte ligada ao departamento da diretora alegou “surpresa” com a exoneração.

“A decisão decorre da necessidade de ajustes na equipe da Secretaria para superação dos desafios existentes na Saúde Indígena”, confirmou a nota assinada pelo secretário da Sesai, Weibe Tapeba, que também é advogado e vereador licenciado do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A mudança na pasta ocorre em meio à emergência de saúde pública no maior território indígena brasileiro, a Terra Indígena Yanomami. A região enfrenta uma grave crise sanitária causada por garimpeiros ilegais e, em 2022, a devastação chegou a 54% do total.

No ano passado, foram notificadas 308 mortes no território e em 2022, 343, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi). Desnutrição e doenças respiratórias foram as principais causas dos óbitos. Mesmo com a redução, uma resposta mais eficaz à situação tem sido cobrada pelo presidente Lula (PT).

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 05:00 às 23:59