Ibiapaba FM 101,5 - Ceará registra 4 mortes e 56 casos de meningite neste ano

Ceará registra 4 mortes e 56 casos de meningite neste ano

Até o dia 9 de março, 56 casos foram confirmados no Ceará – e 4 pessoas morreram em consequência da infecção.


26/03/2024 10:08:07

Uma doença grave, transmissível e que pode deixar sequelas ou levar à morte tem atingido pelo menos 5 cearenses por semana, em 2024: a meningite. Até o dia 9 de março, 56 casos foram confirmados no Ceará – e 4 pessoas morreram em consequência da infecção.

Do total de confirmações, 3 foram de doença meningocócica (causada por bactérias) e 53 de outras meningites (por vírus, parasitas, fungos ou outros agentes). Estas últimas foram a causa de todos os óbitos do ano no Estado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e tem quadros mais graves em bebês no primeiro ano de vida – embora possa acometer qualquer pessoa não vacinada, como alerta a médica pediatra Vanuza Chagas.

A médica destaca ainda que, “quando o meningococo ganha a corrente sanguínea, ocorre a meningococcemia, que é um quadro extremamente grave e atinge praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo”.

Até o início de março, pelo menos 22 municípios cearenses tiveram pacientes atingidos pela meningite. Mais da metade dos casos, porém, se concentram na capital, com 29 notificações. Uma das mortes também ocorreu na cidade.

Os outros 3 óbitos por meningite neste ano ocorreram nas localidades de Quixadá (1), Viçosa do Ceará (1) e Crato (1).

 

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 05:00 às 23:59