Ibiapaba FM 101,5 - Tromba d’água chama atenção de banhistas em praia do Ceará

Tromba d’água chama atenção de banhistas em praia do Ceará

Os sinais que antecedem estão entre a intensidade dos ventos e a formação de nuvens de tempestade.


25/03/2024 08:33:29

Uma tromba d’água chamou a atenção de banhistas que estavam na Praia do Maceió, no município de Camocim, no litoral oeste do Ceará, na tarde deste sábado (23). O fenômeno foi filmado pelo turista Marcello Parente, que estava com a família no momento.

O formato da tromba é semelhante ao de um pequeno tornado, o que surpreendeu quem presenciou o momento. O fenômeno se formou longe da faixa de praia. Nas imagens é possível ver que o céu da Praia de Maceió está nublado e que venta bastante.

De acordo com balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu cerca de 40 milímetros no município de Camocim entre as 7 horas da manhã de sábado e as 7 horas da manhã deste domingo (24).

A tromba d’água é como um tornado que só ocorre na água, isto é, acima de superfícies aquáticas. Ela é mais fraca que tornados e geralmente não afetam a costa. O fenômeno está associado a fortes pancadas de chuva. Os sinais que antecedem estão entre a intensidade dos ventos e a formação de nuvens de tempestade.

 

NO AR Café Com Notícias
Juliana Lopes, Karla Costa - 07:00 às 08:00