Ibiapaba FM 101,5 - Obras são concluídas entre CE e RN e ampliam capacidade de transmissão de energia no País

Obras são concluídas entre CE e RN e ampliam capacidade de transmissão de energia no País

A previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que novas linhas de transmissão passem a integrar o SIN de abril a junho.


23/03/2024 10:27:28

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que novas linhas de transmissão que conectam Ceará e Rio Grande do Norte foram concluídas. Os equipamentos atendem o fluxo de usinas renováveis (eólica e solar) e, com eles, a capacidade de transferência de energia entre as regiões via o Sistema Interligado Nacional (SIN) é expandida.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 22. De acordo com o MME, "serão interligadas as subestações Pacatuba, Jaguaruana II, Russas II, no Ceará, e Mossoró IV e Açu III, no Rio Grande do Norte."


"As linhas de transmissão possuem um total de 480 km de extensão, distribuídos em 230 kilovolts (kV) e 500 kV. Já as novas subestações contam com uma capacidade de transformação total de 3.100 Megavoltampère (MVA)", explica a pasta em nota.
 

Conexão e leilões

A previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que novas linhas de transmissão passem a integrar o SIN de abril a junho.

“No ano passado, realizamos leilões de transmissão de energia que totalizaram R$ 37,4 bilhões em investimentos, além de 6,1 mil km de extensão. Teremos, ainda em 2024, novos leilões com mais de R$ 22 bilhões de investimento”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Transmissão de energia

A conclusão dos empreendimentos, que fizeram parte do Leilão de Transmissão nº 02 de 2018, permitirá que mais energia renovável seja transmitida, aumentando o aproveitamento do potencial de energia limpa e sustentável gerado no Nordeste e ampliando a capacidade de transmissão do SIN.


 

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 05:00 às 23:59