Ibiapaba FM 101,5 - Maioria dos brasileiros é contra fim da reeleição, aponta Datafolha

Maioria dos brasileiros é contra fim da reeleição, aponta Datafolha

A margem de erro é de dois pontos porcentuais.


23/03/2024 08:42:13

Embora seja uma pauta do Senado, o fim da reeleição de prefeitos, governadores e presidente da república não é a uma escolha da maioria dos brasileiros. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 22, para 58% do eleitorado a possibilidade de recondução a cargos do Executivo deve continuar existindo, sem alteração na legislação.

De acordo com os dados da pesquisa, 41% dos entrevistados são a favor do fim da reeleição e 2% não souberam responder. O Datafolha fez 2.002 entrevistas presenciais em 147 cidades do País entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

 O instituto registra que, entre os entrevistados que se consideram “um pouco ou muito petista”, o índice de pesquisados contrários à reeleição vai a 67%.

Entre bolsonaristas, o índice não varia tanto em relação ao limite da margem de erro, de dois pontos porcentuais: 54% querem manter como está o direito à recondução.

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) demonstra desde o ano passado que deseja pautar o fim da reeleição no Executivo. Para o senador, a chance de recondução ao cargo “acaba prejudicando a independência do mandatário”.

O que está em discussão afetaria apenas a reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República, mantendo a possibilidade para os cargos do Legislativo.

A possibilidade de reeleição é recente no País, tendo sido adicionada à Constituição só em 1997, por meio da EC 16/1997. Até Fernando Henrique Cardoso (PSDB), presidente do País quando o dispositivo entrou em vigor, se arrependeu da mudança. Em artigo escrito no Estadão em 2020, ele reconheceu que a medida foi um erro.

 

 

 

NO AR Playlist da Ibiapaba
- 05:00 às 23:59