43 prefeitos decidem saída em massa do PDT ao lado de Cid
Mesmo prefeitos que não estavam presentes ainda deverão ter conversas com o grupo
15/11/2023 10:56:09
Grupo de 43 prefeitos do Ceará ligados ao senador Cid Gomes (PDT) decidiu nesta nesta terça-feira, 14, pela saída do PDT. Entre eles está o prefeito de Sobral, Ivo Gomes.
O bloco cidista está em rota de colisão com a direção nacional do partido, sob comando do deputado federal André Figueiredo, e a ala liderada por Ciro Gomes, irmão de Cid e Ivo. Lia Gomes, irmã deles, também está no grupo que deve se desfiliar.
Outros três prefeitos ainda não informaram se sairão: os de Assaré, José Libório Leite Neto, Araripe, Cicero Ferreira da Silva, e de Pentecoste, João Bosco Pessoa Tabosa. A lista dos 43 que decidiram sair não foi informada.
Mesmo prefeitos que não estavam presentes ainda deverão ter conversas com o grupo. "Alguns que não vieram ainda ficaram de se comunicar com o próprio senador Cid. Mas estamos dando somente as informações objetivas, precisas, de quem veio e de quem se manifestou", acrescentou Salmito.
O deputado disse que o grupo irá também se filiar em massa ao partido que Cid Gomes decidir seguir. O senador está hoje na presidência estadual do PDT, por decisão da Justiça, mas a direção nacional quer destitui-lo.
"Todos que se manifestaram reconheceram na pessoa do senador Cid Gomes, na liderança do senador Cid Gomes, a liderança principal e que irão seguir a sua orientação, a sua definição", disse Salmito.
Cid e os aliados se reuniram nesta terça no hotel Gran Marquise, na Beira Mar, em Fortaleza. O senador queria adiar a decisão, mas, segundo aliados, foi pressionado pelos prefeitos a encaminhar já uma definição de saída.Salmito informou que não era desejo de Cid, mas o senador deverá também se desfiliar.