Ibiapaba FM 101,5 - Santa Casa de Sobral corre risco iminente de fechar suas portas

Santa Casa de Sobral corre risco iminente de fechar suas portas

maior complexo hospitalar da região Norte do Ceará


28/06/2022 16:18:52

Por enquanto, “Fechar a Santa Casa” pode ser tratado como especulação, mas a situação financeira é preocupante e as reuniões entre direção e quadro clínico, se arrastam para uma possível paralisação total ou parcial.

Nos corredores do maior complexo hospitalar da região Norte do Ceará, uma data prevista já está sendo anunciada; dia 5 de julho, aniversário de Sobral. A motivação para caos na saúde do estado estaria ligada a falta de verba para pagamentos de salários de todos os funcionários e fornecedores, que em alguns casos há atrasos, no repasse mensal, desde fevereiro deste ano.

O diretor da Santa Casa, Klebson Carvalho, culpa diretamente o Sistema Único da Saúde (SUS), por congelamento há mais de cinco anos em sua tabela de pagamento pelo atendimento a população. “Antes a gente comprava um soro, por exemplo, por R$ 2, hoje não se compra o mesmo frasco por menos da R$ 10”, destacou Klebson Carvalho em recente entrevista.

Outro problema para suprir a necessidade financeira, está ligado ao repasse do SUS, ao município de Sobral que por uma questão de data, o recurso chega com atraso e isso tem comprometido a folha de pagamento. Segundo o diretor, o município de Sobral também não colabora para afastar a crise, ou evitar um colapso na saúde do município.

Uma rodada de conversa para tentar resolver ou amenizar a situação da Santa Casa da Misericórdia de Sobral, aconteceu na tarde de segunda-feira e teria terminado sem uma solução para a crise.

NO AR No Clima
- 20:00 às 23:59