Ibiapaba FM 101,5 - Seminário Educar pra Valer reúne gestores públicos

Seminário Educar pra Valer reúne gestores públicos

Modelo educacional de Sobral (CE)


28/06/2022 16:13:41

Prefeitos/as e secretários/as de educação de municípios de 11 Estados participarão nos dias 30 junho e 01 de julho do Seminário Nacional Educar pra Valer 2022, a ser realizado na sede do Icetel, na cidade de Sobral, região Norte do Ceará. O Seminário irá proporcionar aos gestores municipais uma ampla programação de imersão no sistema educacional de Sobral, através da realização de painéis, palestras, rodas de conversa, reuniões estratégicas e visitas técnicas às escolas municipais.

O evento é uma realização do programa Educar para Valer e da Associação Bem Comum (ABC), que tem como parceiros Fundação Lemann, Instituto Natura e B3 Social. Foram convidados a participar prefeitos, secretários de educação e equipes técnicas dos 48 municípios que possuem parceria com a ABC na implementação dos programas de alfabetização.

Conhecimentos, trocas de experiências e vivências práticas

Durante dois dias, os gestores públicos municipais conhecerão de perto o exemplo prático de como um município pode se transformar e oferecer educação de qualidade para todas as crianças. Em paralelo, os prefeitos e secretários de educação terão também a oportunidade de compartilhar as experiências vividas em seus municípios durante os momentos de rodas de conversas.

A programação do Seminário terá atividades voltadas para dar subsídios aos gestores presentes para elevar a qualidade da alfabetização e aprendizagem das crianças em seus municípios; discutirá as dimensões administrativas que impactam a eficiência do sistema educacional; e apresentará as medidas de gestão que mudaram a política educacional de Sobral. Será realizada também uma palestra sobre a “Implementação de Políticas Educacionais e Equidade”, e os participantes acompanharão ainda uma apresentação sobre o Centro Lemann, centro de excelência com foco na redução de desigualdades educacionais no Brasil, idealizado pela Fundação Lemann e cuja sede em Sobral foi recentemente inaugurada.

Sucesso de Sobral e do Educar pra Valer

O modelo aplicado em Sobral (CE) e desenvolvido por meio do programa Educar para Valer traz boas soluções para problemas educacionais e hoje serve de inspiração para municípios e Estados em todo o país.

O programa foi elaborado pela Associação Bem Comum (ABC) a partir da experiência de sucesso da reforma educacional ocorrida há quase 20 anos em Sobral (CE), e no Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), com a cooperação do Governo do Estado do Ceará.

Atualmente, a iniciativa está presente em 48 cidades brasileiras, contemplando mais de 580 mil alunos em 2.800 escolas municipais, com assessoria técnica gratuita para apoiar a implementação de boas práticas de gestão para garantir o ingresso, permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas; e contribuindo para a construção de políticas públicas educacionais que assegurem a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Serviço:

Seminário Nacional Educar pra Valer 2022
Data: 30 de junho e 01 de julho (quinta e sexta-feira)
Local: Sede do Icetel, em Sobral (CE)

NO AR Voz da Libertação
- 18:00 às 19:00