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    Saúde e Bem Estar

Banha de porco ou óleo vegetal? Qual o mais saudável?

Publicada em 06/02/19 as 08:55h por Ortoblog - 52 visualizações

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Tudo quanto mais natural melhor para a sua saúde  (Foto: Google)
Escolher o óleo certo para cozinhar não é uma tarefa muito fácil. Existem dezenas de opções disponíveis e é complicado saber qual delas é a “mais saudável”. Atualmente, apesar de termos mais informações, elas muitas vezes se confundem, porque há muito debate sobre os benefícios e os danos que podem vir do consumo de diferentes tipos de gordura.

Banha de porco ou óleo vegetal

A diferença entre gordura e óleo vegetal pode geralmente ser descrita pela viscosidade à temperatura ambiente. As gorduras são sólidas e os óleos são líquidos. Outra coisa que pode ser determinada pela mesma medida é se a gordura é insaturada ou saturada, a qual geralmente é sólida.

As gorduras animais são obtidas a partir da carne de animais ou no caso da manteiga e do ghee, separadas da gordura do leite. E os óleos vegetais são mecânica e quimicamente extraídos de sementes como soja, milho, algodão, girassol, castanhas, cártamo, amendoim, etc.

Pode parecer óbvio que frituras feitas com óleo vegetal são mais saudáveis do que se fossem feitas com óleo animal, como banha ou manteiga. Mas será que é verdade?

 

Gordura X óleo vegetal
Banha de porco ou óleo vegetal

Quando estamos fritando ou cozinhando em uma alta temperatura (em torno de 180°C), as estruturas moleculares de gorduras e óleos mudam. Acontece o que chamamos de oxidação – elas reagem com o oxigênio do ar formando aldeídos e peróxidos de lipídio. Na temperatura ambiente, algo semelhante acontece, mas de maneira muito mais lenta. Quando lipídios se decompõem, eles se tornam oxidados. Isso que dizer que a partir desse momento passa a ser altamente cancerígeno.

As gorduras de origem animal, como a banha de porco e a manteiga, juntamente com o azeite de oliva e o óleo de coco, raramente passam pelo processo de oxidação, Tanto é que você pode até reutilizar a banha de porco para fazer outra fritura por exemplo. Isso acontece porque elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis quando submetidos ao calor.

Com a crença de que gordura animal provocava a aterosclerose, popularmente chamada de “entupimento das artérias” iniciou-se uma fobia generalizada pelas gorduras e passamos a evitar alimentos como a banha de porco, a manteiga, laticínios integrais e a gema de ovo. E introduzimos a margarina e os óleos refinados de canola, soja, girassol, milho e etc. Aí você nota a série de doenças que foram aparecendo ao longo do tempo, você sabia que o primeiro ataque cardíaco que se tem notícia aconteceu justamente após a introdução do óleo vegetal na alimentação? Basta perceber como seus avós que utilizavam a banha de porco para fazer suas preparações culinárias têm vitalidade e mais disposição se comparado a alguém que usa o óleo vegetal.

Estudos comprovam que a introdução dos óleos vegetais na alimentação diária em substituição as gorduras animais, provocou o aumento de doenças cardiovasculares, obesidade e sobrepeso. Os óleos vegetais poli-insaturados são ricos em W6 que em desequilíbrio com o W3 (que está muito deficiente na alimentação da maioria da população) se torna altamente inflamatório causando uma série de doenças.

 

Como utilizar a banha de porco
A banha animal e o óleo de coco, que são ricos em gorduras mono instauradas e por isso, são as melhores opções para cozinhar.  Já no caso do azeite de oliva o melhor é o extra virgem, mas para fritar ele acaba perdendo grande parte dos seus nutrientes, sendo melhor usa-lo nos alimentos já prontos. Uma dica importante para quem for usar a banha de porco, é usar a panceta fresca ou seja a gordura da parte da barriga do animal e faze-la em casa ao invés de compra-la no supermercado.







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