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    Saúde e Bem Estar

Rapadura e seus nutrientes

Publicada em 30/01/19 as 09:45h por Tua Saúde - 46 visualizações

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A rapadura além de ser uma delícia traz benefícios para a sua saúde  (Foto: Google)
A rapadura é o doce feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar e, ao contrário do açúcar branco, é rica em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio.Um pedaço pequeno de rapadura com 30 g tem cerca de 111 Kcal, e o ideal é consumir apenas essa quantidade por dia para não engordar. Uma boa dica é comer a rapadura logo após uma grande refeição como o almoço, onde normalmente se come salada no prato principal, o que ajuda a reduzir a produção de gordura que o doce da rapadura pode trazer.


Devido ao seu teor de vitaminas e minerais, o consumo moderado de rapadura traz benefícios como:

1-Dar mais energia para o treino, por ser rica em calorias;

2-Prevenir anemias, por conter ferro e vitaminas do complexo B;

3-Melhorar o funcionamento do sistema nervoso devido à presença de vitaminas do complexo B;

4-Prevenir cãibras e osteoporose, por conter cálcio e fósforo.

As rapaduras que têm adição de alimentos nutritivos como castanhas, coco e amendoim trazem ainda mais benefícios para a saúde, mas é importante lembrar que o seu consumo deve ser feito apenas em pequenas quantidade por dia,por conta da sua grande quantidade de calorias.

Composição Nutricional
A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100g de rapadura e de açúcar branco, para comparar os nutrientes de cada um:


Quantidade: 100 g Rapadura Açúcar Branco


Energia: 352 kcal 387 kcal
Carboidrato: 90, 8 kcal 99,5 g
Proteína: 1 g 0,3 g
Gordura: 0,1 g 0 g
Fibras: 0 g 0 g
Cálcio: 30 mg 4 mg
Ferro: 4,4 g 0,1 mg
Magnésio: 47 mg 1 mg
Potássio: 459 mg 6 mg


É importante lembrar que, apesar de ser mais saudável, a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, triglicerídeos, colesterol e glicemia elevados. Ela também não deve ser consumida por pessoas com diabetes, colesterol alto e doenças renais.

vale lembrar ainda que por muito tempo a rapadura foi usada como adoçante, principalmente para o café, e ficava uma delícia, além de ser muito mais saudável que o açúcar branco comum. Hoje com a busca frequente por produtos mais naturais, vale muito a pena trocar o açúcar comum pela rapadura, pois ela tem nutrientes que o açúcar não tem.






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