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Saúde e Bem Estar

"Ouvir pode reduzir ansiedade e depressão", diz professor da Harvard

Publicada em 08/11/18 as 13:13h por Gazeta do Povo - 17 visualizações


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Ansiedade  (Foto: Mudar de vida)
Em países ou comunidades com pouco acesso a psicólogos e psiquiatras, voluntários e profissionais da saúde básica podem ajudar a diminuir os sintomas
O treinamento de profissionais da atenção primária, como médicos de família e enfermeiros, combinado com iniciativas que envolvam a comunidade pode ser o caminho para aumentar a oferta de tratamento de transtornos mentais como a depressão e a ansiedade.
É o que afirma o psiquiatra indiano Shekhar Saxena, 62, professor do departamento de saúde global de Harvard e ex-diretor de saúde mental da OMS (Organização Mundial de Saúde), que participou da conferência internacional de atenção primária."
Homeopatia também ajuda a diminuir a ansiedade pode ajudar a reduzir os sintomas do problema.
O ideal é sempre buscar um profissional. No entanto, mesmo com o acompanhamento, conhecer o próprio corpo e entender o que pode afetar o seu humor nunca é demais.
Ansiedade não é um sintoma único, tem diversas características e cada pessoa "sofre" e é "ansiosa" a sua maneira. Vai desde a depressão até o pânico. Pode-se conviver e aprender a lidar com a ansiedade, com o apoio psicoterápico com um profissional competente e sensível e práticas alternativas: ioga, respiração, meditação, acupuntura, fitoterapia, homeopatia. Destas, as duas práticas que devem ser realizadas por médicos são a acupuntura e a homeopatia, ambas consideradas "Especialidade médica" pelo Conselho Federal de Medicina.
Drogas têm sido utilizadas ao longo das gerações e de forma ancestral para diminuir sofrimentos, dores físicas até as psíquicas. Também são usadas em rituais em que, com o alterar do estado de consciência, procura-se atingir o autoconhecimento e os meios de obter "perdão" e "sabedoria", como no Santo Daime e o uso da Mescalina por tribos no México.

MEDITAÇÃO
Com o avanço da civilização, viver em uma cidade grande é por demais estressante e cada um sofre como e quanto pode.
descobriram que meditar por 2,5 horas por semana melhora a ansiedade após oito semanas.
 IOGA
Essa seria a melhor forma de estimular o sistema nervoso parassimpático, que ativa o modo “descansar e digerir” do organismo. Pesquisas mostram que isso é mais eficaz para melhorar o humor do que um exercício como caminhada, e o ideal é praticar três vezes por semana.
ALIMENTAÇÃO
Comidas ricas em fibras, ômega 3, iogurte probiótico e com bastante zinco (por exemplo, castanhas e gema de ovo) podem estimular a liberação de neurotransmissores  do “bem estar”, como serotonina e dopamina.










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